Patrocinadores:
Apoio:
Apoio:
Patrocinadores:
Publicada em: 16 de abril de 2019

Um prêmio à perseverança

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça no Passaporte de Londrina, Del Touro da Oca vai para a segunda Expointer

Del Touro da Oca – Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça no Passaporte de Londrina (PR) – Foto: Daymon Grocheviski/ABCCC

Enquanto ouve o anúncio do Melhor Exemplar da Raça, Oto Breier fica em silêncio. A timidez e o respeito aos demais competidores impedem uma comemoração efusiva. Por dentro, vibra pela conquista. O cavalo gateado Del Touro da Oca é a aposta da cabanha de Mafra (SC).

O filho de JA Amargo e Quediva da Oca coleciona bons resultados nas exposições do norte catarinense e, agora, é destaque do concorrido passaporte de Londrina (PR), realizado no último fim de semana. O animal já tinha participado da Morfologia da Expo FICCC 2018 e da final da Expointer no mesmo ano, ambas em Esteio (RS).

Entretanto, o 4º prêmio na categoria Potranco Menor não agradou o competitivo criador. “Todo mundo perguntava sobre o Del Touro. Eu disse que ele não tinha ido bem”, relembra. Uma intoxicação às vésperas da Expointer tinha feito o animal perder peso. Não houve tempo para recuperação completa da forma. Oto não desistiu.

Após a exposição, Del Touro da Oca cobriu mais de 20 éguas da cabanha. Prova da aposta no cavalo também como pai. Ao fim da temporada reprodutiva, a preparação recomeçou com o objetivo de voltar ao principal palco da raça Crioula. Agora, com o passaporte para a final de Esteio carimbado, Oto é cauteloso.

“Não tenho pretensão. Julgamento é momento”, diz o criador. Se o momento de Del Touro da Oca chegar durante a Expointer, será mais difícil segurar a vibração.

Enfim, para ficar por dentro de todas as novidades, fique ligado no site do Freio de Ouro.

Por Júlio Prestes | Canal Rural