Patrocinadores:
Apoio:
Apoio:
Patrocinadores:
Publicada em: 6 de junho de 2018

Leilões da raça crioula acontecem paralelamente à Classificatória ao Freio de Ouro

Eventos ocorrem em Camaquã (RS) neste final de semana

Foto: Everton Souza

Mais uma etapa do Freio de Ouro se aproxima! Entre os dias 7 a 10 de junho acontece a Classificatória de Camaquã (RS), no Parque de Exposições Dorval Ribeiro. O evento classificará oito exemplares para a final na Expointer, sendo quatro machos e quatro fêmeas.

O evento, organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Camaquã (NCCCC), e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), terá transmissão exclusiva no dia 10 de junho pelo Canal Rural, Lance Rural e Facebook do Freio de Ouro.

Paralelamente à etapa, acontecem dois leilões no mesmo recinto. O Leilão Aliança Crioula, no dia 8 de junho, e o Leilão Cabanha do Mako, no dia 9 de junho, tem horário marcado para começar às 21h, e também terão retransmissão pelo site do Lance Rural e pelo Facebook do Freio de Ouro.

Na sexta-feira, o evento acontece no Sindicato Rural de Camaquã (RS) e terá como oferta 36 lotes de Cavalos Crioulos, com foco na qualidade genética, animais domados para provas e filhos de pais essenciais para o desenvolvimento da raça.

Entre os machos da cabanha, é possível encontrar filhos do garanhão Índio da Escondida, Charque Lindo Nene e AS Malke Sedutor-TE, exemplares da raça crioula que formam o plantel do criatório.

Índio da Escondida é Reservado Grande Campeão na Morfologia de Uruguaiana no ciclo de 2004, Grande Campeão da Morfologia Passaporte em Esteio no mesmo ano, Grande Campeão da Morfologia Passaporte em Uruguaiana e Campeão Potranco Maior na Morfologia da Expointer. Além disso, já participou de Credenciadoras da raça em Alegrete e Vacaria obtendo outros títulos importantes. O macho de pelagem gateada é filho de Festeiro do Itapororó e Cancorosa da Escondida e será ofertado pela Estância Escondida, cujo criador é José Inácio e Vinícius Freitas.

Índio da Escondida – Foto: Divulgação Estância Itapitocai

Charque Lindo Nene, de pelagem zaina, é filho de Tinajera Chamaico e foi um consagrado cavalo crioulo e reprodutor na Argentina. O garanhão morreu em 2014, mas sua genética se perpetua em seus filhos, especialmente no lote 06, Catanduva Poseidon.

Charque Lindo Nene – Foto: Divulgação Trajano Silva Remates

Lote 06 – Catanduva Poseidon – Foto: Divulgação União Negócios Rurais

As Malke-Sedutor TE soma 173,75 pontos morfológicos e 42,25 pontos em provas funcionais da raça crioula. Participou de 2010 a 2012 de grandes eventos da raça, adquirindo títulos como Grande Campeão da FICCC, Reservado Grande Campeão na Expointer e Grande Campeão da Morfologia da Expointer.

AS Malke Sedutor-TE – Foto: Divulgação Crioulo Remates

O remate contará também com duas éguas para venda vertical, fêmeas prenhes e paridas e animais premiados em pista morfológica.

No sábado, as vendas serão baseadas nas criações mais importantes da raça: Santa Edwiges e Reconquista. Entre todos os leilões já realizados pela Cabanha do Mako, este será o maior remate de animais domados deste criatório!

Entre os destaques da oferta está a égua Guardiã do Mako, que já foi premiada em pista de 21 dias de doma e está pronta para continuar o treinamento para seguir carreira funcional.

Fêmea: Guardiã do Mako – Foto: Divulgação Trajano Silva Remates

Além disso, outra oferta será a comercialização da cota de 5% do garanhão Aqui Estoy de Santa Juvita, quarto melhor macho da Expointer e pai de diversos campeões na raça crioula.

Aqui Estoy de Santa Juvita – 4º Melhor Macho da Expointer –  Foto: Divulgação Trajano Silva Remates

Fique atento e não perca!

Por Bianca Sandrine | Canal Rural