Publicada em: 13 de março de 2019

Inclusão de Ouro promove parceria entre clínica e ginete campeão do Freio

A iniciativa oferece oportunidade a ginetes com deficiência

No próximo domingo (17) acontece no Parque Assis Brasil em Esteio (RS), a primeira classificatória promovida pela Sexta Região para a final da prova Inclusão de Ouro.

Criada no ano passado para dar oportunidade a ginetes com deficiência (físicas e mentais), a competição terá, entre os concorrentes, a participação de praticantes da Equoterapia Paraíso, de Alvorada (RS). Todos integram um projeto de cooperação entre a clínica e o Centro de Treinamento Adriano Comunello, que fica na cidade vizinha de Viamão.

A psicóloga da instituição, Cláudia Rocha explica que a ideia da parceria surgiu em novembro: “Nós assistimos a reportagem do programa Cavalo Crioulo Sem Fronteiras que mostrou a iniciativa liderada pela Josi Martins de Arroio Grande de criar a prova Inclusão de Ouro. Ficamos muito entusiasmados com a possibilidade e nossos praticantes toparam na hora. Mas, para viabilizar a participação, precisávamos de cavalos, equipamentos e de aulas técnicas. Foi aí que procuramos o Adriano Comunello, que é nosso vizinho aqui”.

O ginete campeão do Freio de Ouro em 2017 conta como é feito o trabalho: “Além de fornecer os animais, eu e minha equipe prestamos assessoria técnica, desde a utilização correta da encilha até a execução das manobras. Como eles estão muito interessados e o cavalo crioulo é dócil e responde aos comandos com facilidade, logo eles aprenderam e vão fazer bonito na prova”, destaca Comunello.

E o domingo é aguardado com ansiedade em Alvorada. “Eles respiram a prova de manhã, de tarde e de noite. Os treinos têm proporcionado grandes benefícios físicos e emocionais. Vamos participar com um cadeirante, um portador de síndrome de down, um praticante que sofreu AVC e outro que teve paralisia cerebral. As famílias também se envolveram e a competição na pista do Freio de Ouro será inesquecível”, afirma Cláudia Rocha. O Canal Rural vai acompanhar a prova e o desempenho dos competidores será exibido no programa Cavalo Crioulo Sem Fronteiras.

Confira a galeria a seguir:

Por Sandro Fávero | Canal Rural