Publicada em: 27 de setembro de 2018

Família crioulista de Porto Alegre se prepara para o Rédeas de Ouro

Equipe do Rancho La Familia desembarca em Campina Grande do Sul (PR) para competir no Nacional e Potro do Futuro

A pecuária está no sangue do gaúcho, Leopoldo Potter. Para ajudar o avô a lidar com o gado no campo ele usava o cavalo, e foi aí que ele se apaixonou pela raça crioula. De lá pra cá já perdeu as contas de quantos potros viu nascer no criatório.

A paixão pela modalidade de rédeas veio na adolescência. Léo se encantou tanto que, além de criador e competidor, ele se tornou treinador. Todos os dias ele treina os animais repassando as diversas manobras do percurso de provas.

O menino que aos 13 anos ajudava o avô a tocar o boi em cima do cavalo, retomou, com força total, a criação de crioulos em 2013. Hoje, metade do tempo ele passa no Rancho La Familia, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e a outra metade, nas pistas, apresentando seus animais pelos campeonatos Brasil afora, sempre acompanhado pela família.

A próxima parada é em Campina Grande do Sul (PR). Ele vai participar do Rédeas de Ouro, evento promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

No total, serão três animais representando a propriedade. O treinador vai competir com o crioulo, Hermano do Taboão, na categoria aberta do Nacional. Já os cavalos, Bala Certa da Ibiúna e Deputado da Don Padre, serão apresentados por Lucas Eduardo Alves, um amigo da família que compete na categoria amador. Bala Certa tem quatro anos de idade e estará pelo Potro do Futuro e Deputado pelo Nacional.

“O Rédeas de Ouro é um evento fundamental para a inclusão da raça crioula no âmbito nacional da modalidade de rédeas e também para a divulgação do cavalo crioulo para as demais modalidades”, ressalta o criador.

O animal Deputado da Don Padre participou da primeira edição do Rédeas de Ouro, em 2013.

“Para nós do Rancho La Familia esse cavalo é a grande aposta para o evento deste ano. A expectativa é sempre a melhor. Espero que seja uma competição de alto nível e que seja uma grande festa”, acrescenta o treinador.

O que encantou o criador neste esporte foi o ambiente familiar das disputas. O pequeno Henrique, de 5 anos, sempre acompanha o pai nas pistas.

“A modalidade de rédeas mantém um ambiente familiar espetacular. Não só levo o meu filho como também o meu sogro, sogra, esposa, mãe, sobrinhos, primos, além de muitos amigos que fazem parte do meio do cavalo ou não. A modalidade de rédeas permite a apresentação de um show e encanta tanto os entendidos do assunto, como aqueles que vão pela primeira vez”, finaliza Leopoldo.

Serviço:
Evento: Rédeas de Ouro 2018
Data: 01 a 06 de outubro
Local: Arena de Eventos
Endereço: Avenida João de Assunção, 236 – Campina Grande do Sul (PR)

Por Flávia Macedo | Canal Rural