Publicada em: 6 de junho de 2018

Exposição Passaporte de Santa Rosa deve superar expectativas

O evento promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho acontece entre os dias 7 a 9 de junho

Foto: Ceni Adriano Alves

A Exposição Morfológica Passaporte de Santa Rosa (RS) está confirmada para acontecer no Parque de Exposições do município, entre os próximos dias 7 a 9 de junho. A expectativa do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho, organizador do evento, é de que o número de animais ultrapasse os 60 exemplares e classifique para a Nacional da Morfologia na Expointer deste ano quatro machos e quatro fêmeas da raça crioula.

O presidente do Núcleo, Lucas Maggioni Friderichs, diz que a decisão de manter a Exposição Passaporte se baseou nas informações de que no decorrer desta semana a situação estaria normalizada com o término da paralisação dos caminhoneiros. “A nossa expectativa é muito boa. Até o início desta semana estávamos com mais de 40 animais inscritos e acreditamos que o número ultrapasse a 60”, observa.

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho foi fundado em 2001 e, desde então, conforme Friderichs, vem fomentando o crescimento da raça na região de Santa Rosa que é formada principalmente por pequenos produtores de soja e criadores de gado de leite e de suínos.

“Muitas pessoas que frequentam o nosso Núcleo são usuárias do Cavalo Crioulo e gostam de participar das provas funcionais que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) oferece. Nós estimulamos bastante na nossa região a Campereada, uma prova equestre mais fácil e onde podem participar todos os integrantes de uma família, assim como a Paleteada, que precisa ter um pouco mais de técnica e agilidade”, afirma o dirigente, salientando também o estímulo ao Crioulaço, uma das atividades equestres que mais cresce no país e que o Cavalo Crioulo está bastante inserido por ser versátil e se adaptar a qualquer situação.

Friderichs comenta ainda que dentro do Núcleo é realizado um circuito funcional regional com quem durante o ano participa de algumas atividades de Paleteada e Campereada. Ainda segundo o presidente, no final do ano quando acontece a Credenciadora de Inéditos na região, no penúltimo final de semana de novembro, é entregue uma premiação para o circuito funcional interno. “O objetivo desta iniciativa é estimular o usuário do Cavalo Crioulo a participar cada vez mais das atividades da raça e também trazer mais pessoas para conhecer e quem sabe comprar um cavalo e começar a participar da provas”, afirma.

O julgamento da Exposição Passaporte de Santa Rosa estará a cargo de Ciro Manoel Canto de Freitas, e a supervisão de Thiago Persici, técnico credenciado à ABCCC, que no dia 7, às 20h, fará uma palestra técnica abordando a questão funcional do Cavalo Crioulo e as provas que a Associação disponibiliza para criadores e usuários.

Conheça o perfil do jurado:

Jurado de provas da raça há quase 30 anos, Ciro Manoel Canto de Freitas é proprietário da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS). Ligado à raça desde criança, já que nasceu em uma família crioulista, Freitas começou a carreira julgando uma Credenciadora em Camaquã (RS), e desde então aperfeiçoou o ofício de avaliador. Recentemente, fez parte do time de jurados do Bocal de Ouro.

Foto: Fagner Almeida

Confira a programação:

7 de junho (quinta-feira)
14h30min – Concentração de machos (Técnico: Manoel de Macedo Pons Neto)
16h às 19h – Admissão da Morfologia Passaporte
19h – Café Campeiro de Boas Vindas oferecido pelo Núcleo
20h – Palestra técnica com Thiago Persici

8 de junho (sexta-feira)
9h – Início do julgamento morfológico
20h – Jantar na sede do Núcleo

9 de junho (sábado)
9h – Campeonatos de categorias e Grandes Campeonatos

Fonte: ABCCC